“Hello, world!”, disse o engenheiro escritor!

Como estudante e programador que já passou alguns perrengues com código, creio que não haja começo mais adequado para um blog…

do que dando um olá de um jeito mais nerd.

Aos que não me conhecem, me chamo Vinícius Camelo, e sou de Belo Horizonte – MG (ô cidade boa). Atualmente tenho 24 anos de idade, estou no meu último ano de Engenharia Eletrônica no ITA e trabalho como desenvolvedor de software.

Mas o propósito deste blog não é para explorar esse lado mais profissional. Pelo menos não diretamente. Não, o motivo para eu começá-lo veio de um longo trajeto de autoconhecimento. Quando eu era adolescente, gostava de ler e até de escrever, mas eram só hobbies mesmo. Até que um certo dia, em um café da manhã em São José dos Campos, contei deles a um amigo. Ele achou interessante e me sugeriu seguir o professor Rodrigo Gurgel.

Içar velas!

Na curiosidade, acompanhei seu perfil até chegar ao vídeo “Dez motivos para escrever um diário”. Experimentei a prática por alguns dias, e aconteceu algo incrível: vários pensamentos nebulosos que eu tinha na cabeça foram ficando mais claros, eu conseguia estabelecer uma relação entre coisas que pareciam desconexas! Por algum tempo, aquilo se tornou quase uma terapia. Eu conseguia entender muito melhor como várias situações da vida me afetavam, o que me dava uma luz de como reagir a elas.

Paralelamente, descobri a existência da Teoria dos 4 Temperamentos. E ouvi uma dica muito peculiar para o desenvolvimento do melancólico: estude Arte! Eu fiquei curioso, nunca havia tido um interesse particular por pintura, dança ou mesmo filmes. Mas fui fazer o teste. Quando terminei uma das minhas primeiras pinturas em acrílico, fiquei observando com orgulho os detalhes, pensando o quanto estava bonito. O mesmo tipo de pensamento que me vinha quando eu fazia uma caminhada à noite pelo quartel, observando as árvores, sentindo o vento frio enquanto rezava o terço.

Na literatura, então, eu desenvolvi outro olhar. Não lia simplesmente para me divertir ou estudar, mas para descobrir algo sobre o mundo naquelas palavras. Todo esse conjunto de experiências me fez descobrir parte da minha vocação: descobrir a beleza no mundo.

Todos a bordo!

Por isso, resolvi me tornar escritor: para compartilhar as descobertas que vou fazendo sobre o mundo, as pessoas, sobre Deus, enfim, tudo que pode ser útil à vida dos meus leitores. E para ter esse contato direto com eles, resolvi criar este blog. Para que você veja as minhas descobertas não apenas pelos meus livros, mas que esteja ao meu lado descobrindo a riqueza da literatura na perspectiva do escritor, através dos meus periódicos, mas também do leitor, pelas resenhas de cada livro que eu for lendo.

Aos interessados e curiosos, sejam bem-vindos à tripulação! Será uma longa e bela jornada, se Deus quiser!

About the author

Sou engenheiro e escritor. Faço artigos compartilhando meu processo criativo, reflexões pessoais e escrevo resenhas sobre os livros e filmes que vejo.